Diário de Uma Viajante Solitária na Bahia # Parte 2

Fico sempre me perguntando: Por que vivemos adiando coisas que sabemos que queremos? Fiz isso com Trancoso, e faço direto em vários segmentos da minha vida. Você também deve fazer isso. Cuidado viu? Acredite sempre no seu sexto sentido! Às vezes ele falha, mas quando ele acerta...

... O bus pra Trancs sai da praça de Arraial e custa R$ 5,20! Uma bagatela pra uma viagem de 1h, não? Ele não tem ar condicionado, mas é tanto vento que você leva na cara que isso nem faz falta!

Aí você começa a ver essas paisagens de tirar o fôlego:


E aí você já não vê mais tanto turista, e sim pessoas que moram nas redondezas!
O bus pára bem pertinho do Quadrado, e aí você vai caminhando e tcharámmm: Amor à primeira vista!!!





 Dá pra ver que tem um cara andando a cavalo passando pela Igreja de São Joao? Cena de novela!

Restaurantes e lojinhas hiper charmosos do Quadrado, todos sobre chão de areia...

Muita, muita tranquilidade

Sabe quando um lugar corresponde exatamente à sua expectativa? Foi assim, um caso de amor desde o início.

Aí a pessoa aqui foi até a pousada que eu tinha pesquisado na internet pra fechar 3 dias, que era o que me sobrava de tempo. Cheguei em uma 6ªf, e meu vôo de volta era na 2ªf à tarde.

Consegui bookar a pousada por R$ 50,00 a diária, com café da manhã incluso! Dá um look que legal lá:


Obviamente o lugar não tinha luxo algum, mas tinha roupa de cama branquinha, ar condicionado, ventilador, TV + frigobar + varanda com rede. Precisa de mais alguma coisa?

Depois de fazer o reconhecimento do território nas redondezas, fui tomar banho e me preparei pra um cochilo, afinal era noite de sexta e eu tava cansada de tanto fazer nada! O problema com insetos continuava, especialmente no banheiro (Arrrrrrrghhhhhhhh), e pior do que nunca, já que Trancoso tem muito mais mato que Arraial. E a pousada era cercada de MUITO MATO.

E é engraçado que o povo de lá vive com todas as portas e janelas arreganhadas! A neurótica aqui já chegou trancando tudo e passando SBP em todos os cantos.

Quando acordei do meu sono de beleza... AAAAAAAAAAAAAAAAAARRRRRRRRGGGGGGGHHHHHHHHH uma baratona MONSTRO na parede! Saí que nem um tiro gritando "SOCORROOO, ALGUÉM ACUDAAAA" pela porta (que não queria destrancar, na hora do desespero).
Só escutei meio de longe alguém falando "Danieeeeeeeeel, ajuda a moça aí!"
Eis que sai do quarto vizinho uma visão do Paraíso. Um lindo, saradíssimo, que veio correndo abotoando a bermuda (é, acho que ele estava pelado, que aliás é o jeito que todo mundo vive naquela terra maravilhosa # êta Jesus maravilhoso, como diria irmã Cley!).
Ele me perguntou qual era o problema e eu disse que tinha um ser não identificado na parede do meu quarto. Ele foi entrando e obviamente nao tive coragem de entrar com ele, fiquei lá fora só escutando ele batendo em tudo que é canto, pq é também óbvio que a bichinha tinha sumido nesse meio tempo. E a vergonha que eu passei? Tinha largado sutiã em cima da cama, calcinha que eu tinha lavado no banho, uma humilhação! Ainda bem que era tudo novinho HAuhuahuHAUHUAHuHAUhUHAuhAUHa. Aí gritei lá de fora pra ele: "Oi, não repara a bagunça viu?"

Finalmente ele conseguiu achar a MALDITA e deu um fim nela. Ele sai do quarto falando: "Prontinho, não tem mais nada!" Aí, ............ bom, aí eu não aguentei. Aquilo foi a gota d´agua. Comecei a chorar, muito, muito, MUITO!
Tudo tava sendo demais pra mim. Toda aquela solidão, o medo do avião, aquele monte de bicho, a ainda por cima o maior pavor da minha vida bem na parede da minha cama. Desmontei e não conseguia mais parar de soluçar. E acho que o choro foi de alívio, porque pela primeira vez em 4 dias me senti protegida. Essa maldita carência feminina é um saco.

Ai gente, aí parece cena de novela, porque o hóme vem me abraçar SEM CAMISA e me fala, com aquele sótáque todo gostoso: "Mas o que foi que houve? Por que vc tá sozinha? Não fica com medo não, aqui você tá no habitat dos bichinhos, eles não vão te fazer nada, a única coisa que você precisa ter cuidado é com cobra"

Oi?
Cobra????

Daí eu chorei ainda mais. Mas ele me acalmou dizendo que os dois gatos da pousada davam conta de afugentar as fofas quando elas queriam dar as caras por lá.

Ahhh táááá, nossa, isso me tranquilizou muito!

Daí que com aquele carinho todo o medo até passou né? rsrsrsrrsrsrrs

Bom, já me prolonguei demais nisso e preciso resumir tudo pq se não nao vou conseguir acabar de contar tudo hoje!

Enfim, Dani era filho da dona da Pousada, e morava do lado do meu quarto! ALELUIA!!!
Ele acabou me chamando pra ver TV com ele (e o medo de tudo foi passando muito rápido, heuheuehuehe!), e aí que ele falou que sexta era noite de roda de sambão e depois tinha noitada de forró até altas horas.

FINALMENTE!!!!

Ficamos de nos encontrar mais tarde e eu saí pra jantar.
Gente, que felicidade! Todos os bares / restaurantes muito phynos, tocando um som MARA, bem lounge, e acabei me decidindo comer em um lugar bem descoladinho. Olha esse som que tudo (pena que tá mto escuro, mas acho que dá pra sentir a vibe).



Daí que eu, acostumada a comer sozinha, nem tava mais achando isso estranho. Aí eu ouço "Ei, vc! Tá sozinha? Vem ficar com a gente!" Aí eles foram um fofos!!! Me enturmaram como o pessoal, um mais doidinho que o outro. No fim da conversa até ofereceram um ácido, mas eu falei que tava de boa, só bebendo vodka rsrsrsrrsrsrrsrs. Não cruzei mais com eles até o fim da viagem, mas eles quebraram o gelo da minha primeira noite em Trancoso, e aí eu já tava me sentindo em casa.

Mais tarde, acabei conhecendo uma pessoa linda demais, a Raquel, que foi minha companheirona todo o tempo! Uma paulistana que estava em Trancoso há 17 anos trabalhando com estética. Fomos juntas pro Sambão, e O QUE FOI AQUELA RODA DE SAMBA MINHA GENTE? Pé na areia, luz de velas, e só na batucada, o povo quebrando tudo até o chão, cerveja de garrafa,,, céu estrelado, uma loucura.


Saudades de Raquel!

Terminado o sambão, todos migraram pro forró. E aí meu povo.... Ah, aí foi minha realização.

ABRE PARENTESES
Eu sempre fui apaixonada por forró, aprendi com minha irmã linda do meu coração a ouvir Alceu Valença e Zé Ramalho aos 10 anos de idade. Mas poxa, mulher em SP que gosta de forró sofre! Os hóme daqui, em sua maioria, não sabem dançar (e não gostam), e os poucos que sabem se acham e você precisa fazer fila pra conseguir dar uma dancadinha com eles durante a noite.
FECHA PARENTESES

Eu botei o pé no São Brás (a buatchy da cidade) e já surgiu o primeiro "Oi, quer dançar?". O fofo devia ter uns 18 anos, mas mandava muito bem, impressinante. E aí veio outro! E depois outro! E outro, e outro! Era cara velho, novo, alto, baixo, arrumadinhos e mendiguinhos, um deles, o que dançava melhor aliás, tinha um cachorro gigante que ficava seguindo ele pra cima e pra baixo, tinha de tudo, mas todos sem exceção dançam MUITO. E acima de tudo, curtem mesmo a música, e todo o contexto. Você vê várias pessoas dançando com elas mesmas! E todos te respeitam pra caramba, são gentis, nao tem mão boba, o tratamento é tipo princesa, fiquei chocada.

Foi o forró que eu sempre quis ir e nunca achei que existisse! Mulher lá NAO fica sem dançar. Você nem sente vontade de beber, o clima propriamente dito é tão contagiante que água já é mais que o suficiente.

Depois de 1h e meia sem parar, eu já tava um tramo. Vida sedentária de paulista não é fácil...

Aparece então um moço tooodo sorridente e me chama pra dançar. Eu já tava podre e falei: "Ai, vcs estão acabando comigo, nem to mais conseguindo dançar direito!" Ele falou: "nao tem problema, eu também nao sei dançar direito".

Daí que o hóme arrasou. Sabe aquele cara que faz você fechar os olhinhos enquanto dança? Pois é, que perigo" rsrsrs. Fomos conversar depois de umas 4 músicas, e eu disse: "Nossa, e olha que você falou que nem fançava direito né?". Ele deu risada e me deu um cartão que ele tirou do bolso: APRENDA A DANÇAR FORRÓ COM VAGUINHO.

Aí foi demais, eu já queria casar e ter 4 filhos com ele. Vaguinho era um doce, acabamos juntos naquela noite, e éramos só chamego. Lá rola umas coisas dos caras levarem as meninas até a porta de casa / pousada. E não é pra fazer sacanagem. Eles realmente são gentis. IGUALZINHO AQUI....

Dá meio que um medo, porque eu nao conhecia o cara, vai que é um maluco, me joga no meio do mato, some com meu corpo; sei lá! Mas é engraçado que você realmente sente bondade nas pessoas lá, é muito diferente.

Aí achei engraçado que até então não tinha percebido que ele era....... gago!!! Aí fiquei com mais medo ainda, olha eu que tonta! Nunca tinha falado com um gago, então quando percebi, achei que ele era meio doidinho, mas era só gagueira mesmo heuheuheuhe.

Ele falou que queria me ver no dia seguinte na praia,,,, MILAGRE!
Sabe há quantos anos eu não escuto um homem dizendo que quer me ver no dia seguinte?

E lá tem muito disso! As pessoas falam: "Ah, a gente se encontra amanhã na praia, ou a gente se encontra à noite",,, mas elas não combinam horário nem lugar, e mesmo assim acabam se achando, tipo coisa de filme, é impressionante!!!

Fui dormir às 5h da manhã com a sensação de ter tido a melhor noite da minha vida.

No dia seguinte, acordo com meu "vizinho" MARAVILHOSO batendo na minha porta. Ele falou que logo mais iria trabalhar, mas que antes ia dar um mergulho numa praia deserta pra acordar, e perguntou se eu nao queria ir com ele. "Lóóóóóógico", eu respondi. Quando eu vi qual era o meio de transporte.... uma MOTO!

Tipo, eu nunca andei de moto na vida nesses 25 aninhos de Jeca Tatu!

Fiquei com vergonha de amarelar e falei: "Dani, será que vc pode ir devagar? Assim, eu nunca andei de moto..."

E lá fomos nós por uma estradinha de terra toda cagada, cheia de buraco, barro, e eu descobri que amo andar de moto!

Olha o lugar que Dani me levou, uma praia frequentada só por nativos, turistas nem sabem direito que ela existe:


Dani se preparando pra ir trabalhar

Foi tanta emoção andar de moto no meio do mato agarrada naquela barriga tanquinho! Me senti super periguetchy!!!

À noite combinei de sair com a Raquel, e acabei encontrando Vaguinho por acaso. Acabamos indo parar num proibidão (baile funk, pra quem nao conhece a expressão rsrsrs) basicamente só de nativos e eu juro que foi uma esperiência demais de engraçada!´

Basicamente você bebe muito e ri das letras de baixo calão:




O DJ chamou as "preparadas" pra subir no palco, fez concurso de quem quebrava mais até a chon, sério, foi MUITO engraçado!

Fui pra casa mais cedo, porque queria aproveitar meu último dia (domingo) acordando cedo. Vaguinho fofo me acompanhou e comentou que queria que eu conhecesse a pousada que ele trabalhava... Eu fiquei com medo / vergonha de ir pq, sei lá né? Vai saber... Eu sei que meu tempo lá tava acabando mas... JECA JECA JECAAAA!

Acordei no domingo triste por ser meu último dia.
Estava indo pra uma praia diferente, quando pedi informação pra uma moça que estava passando. Ela falou que estava indo pro mesmo lugar que eu e que estava de carro, se eu quisesse carona... Obviamente eu aceitei, e passamos a tarde juntas! Ela estava fazendo o TCC em Trancoso adivinha em que?? Relações Internacionais, o curso que eu fiz!!! Amei a fofa da Manu na hora que a conheci! Ela é uma mineira muito querida!

Manu tentando ler pra sua monografia... em Trancoso

Ela me levou para o Paradise, o bar de praia mais TUDO DE BOM ! Quando cheguei lá pensei: Minha vida tá tão perfeita que nao posso ir embora:



Ela falou pra eu ficar na pousada que ela estava, que na verdade é do tio dela, e racharíamos o alguel de um carro. Era só eu mudar a data da passagem de volta. Daí que eu pergunto: "Manu, como é mesmo o nome da sua pousada?"

Ela responde: "Vila Rios".

Era a pousada que Vaguinho trabalhava.
#todas grita

Comentários

  1. Oi, Marcella!

    Estou adorando este "diário de viagem" e vibrando com os acontecimentos... ri muito na hora da barata e da cobra, vc é mto engraçada!

    Sou do interior e lá os caras tbm me levavam até a porta de casa qnd eu ficava com eles. Isso é muito fofo e faz a gente se sentir mesmo protegida e tratada de um modo diferente.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Ka, não quero mais saber dos Paulistanos! Socorro!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas