Diário de Uma Viajante Solitária na Bahia # Parte 1

Sabe quando você cisma com um lugar?
Pois bem.

Há uns 2 anos, descobri Trancoso em alguma reportagem, não lembro onde. Fiquei encantada pelas fotos que vi, a Igrejinha, as casinhas coloridas, a Elba Ramalho rsrsrrs, e tive certeza que esse lugar era a minha cara.

Comentava com todo mundo que eu queria ir pra lá, e todos falavam: "Ahh, Trancoso é bacana, mas não tem nada lá". Ouvi tantas coisas desse tipo que acabei até bodeando da idéia.

No fim do ano passada decidi que era isso mesmo que queria: ir para um lugar que não tivesse nada e nem ninguém, porque estava realmente muito puta com tudo e todos. Comecei a procurar companhia pra viagem, e nada. Ninguém se habilitou a ir com moi.

O mês das minhas tão merecidas férias chegou e eu estava na maior bad: tava sofrendo com um pé na bunda que tomei de um bostinha, não tinha conseguido juntar dinheiro, estava tão cansada que meu maior sonho de consumo era 12h de sono por dia por 20 dias seguidos, além de estar enfrentando a pior fase profissional com as coisas péssimas pro meu lado no trabalho.

Com tudo isso, resolvi que não iria pra lugar nenhum, já que eu não queria saber de nada com nada. Alguns bons amigos disseram que isso não ia dar certo e graças a Deus decidi dar ouvidos a eles, assim como à minha própria consciência.

No meu 4°dia em casa, surtay. Tava tudo ótimo, eu já tinha conseguido dormir bastante, já tinha batido perna por todos os lugares de SP e já estava de saco cheio da minha casa. Telefone que não parava de tocar, mãe que fica te chamando, criança no apartamento de cima jogando bola e gritando à tarde,,, um caos.

Não sei porque, decidi que iria pra Buenos Aires, e minha fiel escudeira Gert4Good, que é uma viajante experiente, começou a me ajudar com os detalhes de passagem + albergue. Estava muito difícil acertar tudo e não conseguimos fechar a viagem.

Aí voltei a pensar em Trancoso. Entrei no Decolar.com, pesquisei passagem, e eis que dei um grito de susto!!!! Passagem para Porto Seguro, voando pela GOL, R$ 280,00; ida e volta, com todas as taxas inclusas, parcelado em 5 vezes. MAKTUB, estava escrito.

Antes preciso esclarecer um negócio: eu sou muito caipira pra Viagens.
Não tive uma criação que valorizasse muito essa coisa de viajar, acho que mais pela falta de dinheiro. Então, eu sou uma pessoa que foi conhecer a praia aos 8 anos de idade, fui andar de avião a primeira vez ano passado, até hoje não tenho passaporte, coisas do tipo.

Esse tempo todo passei negando minha verdadeira essência Sagitariana, que é ser um espírito livre e viajante!!! Anos e anos se reprimindo.

Mas a minha situação de vida estava tão patética que o medo de viajar sozinha ficou beeeem pequenininho.
Daí eu pensei: "Já que estou indo pra Trancoso, e todo mundo fala que lá não tem nada, não vou ficar a semana toda lá. Antes vou passar 3 dias em Arraial, que dizem ser mais animado."

Comprei a passagem, e fui embora.
Foi tão libertador atravessar a porta de casa com uma mala e uma mochila, sozinha, que eu nem tenho palavras pra explicar. Senti como se, pela primeira vez em muito tempo, eu estivesse fazendo algo realmente certo pra mim.


só eu e minha malinha!

Peguei o Airport Bus Service, que te leva pra Guarulhos por 30 reaus. Já comecei a entrar no clima com um monte de gringo doidinho que foi entrando no bus no meio do caminho. Chegando ao Aeroporto, fumei um maço de tanto nervoso, porque cheguei com muita antecedencia, e tenho pavor de voar. E como eu sou jeca, aeroportos são lugares que me emocionam muito, então eu tava muito pilhada mesmo.

E o medo de despachar a bagagem errado? E o medo de errar o portão de embarque?? Jeca, Jeca, Jeca!!!

Muita espera e finalmente entramos no avião. Muito pavor, muito pânico, muito desespero, arrependimento,,,, tudo isso durou 2h que é o tempo que levou até o avião aterrissar em Porto Seguro. Assim que botei meu pézinho no chão, e senti aquele vento da Bahia, me deu um negócio, uma sensação muito boa, uma coisa de libertação muito forte (aleluia!).

Pego minha malinha e vou ao encontro do tiozinho do taxi que a pousada que eu reservei em Arraial mandou pra mim.
Saímos do aeroporto e vamos direto pegar a balsa. No caminho achei que fossemos morrer na primeira esquina, porque o tiozinho corria que nem doido e dirigia olhando pra mim rsrsrrsrrrs.

Chegamos na Balsa e era só alegria de poder ver o sol se por.

 tiozinho muito louco!

pôr do sol de cinema


Achei aquela paisagem toda muito linda e o Tio falou que eu podia fazer umas fotos fora da balsa, porque ela ainda ia demorar pra sair. Aí to eu toda turista de mochila fazendo fotos do rio quando, de repente, vejo a balsa indo embora. Pensei: "Fudeu, fudeu, fudeu". Minha mala tava no taxi, eu não tinha o cel do Tio, nem sabia a distancia que aquela balsa percorria, mó desespero, não sabia se pulava no rio e tentava alcançar o barco, que vergonha!

Aparece então um mulequinho que percebeu minha aflição e falou: "Moça, corre que você consegue pegar ainda a balsa de pedestre, me segue que te levo lá". Por uns 5 segundos fiquei com medo, mas quando me dei conta já estava correndo atrás dele. Ele me colocou na outra balsa e nem me cobraram nada pra entrar lá! Fiquei lá sentada, rindo pro nada, pensando na manchete que ia sair nos jornais: "Turista Paulistana vai pra Bahia e tem a mala roubada por Taxista depois de perder a balsa." Nisso já tinha anoitecido, e no fim acabou demorando 30 min pra balsa sair. Mas a sensação de estar atravessando um rio, na Bahia, à noite, com aquele vento quente, era tudo tão recompensador que entrguei minha mala nas mãos de Deus.

Quando a balsa chegou do outro lado, meu taxista fofo estava todo desesperado me esperando!!! Eu tinha conseguido fazer merda em menos de 1h na Bahia e já tinha recebido ajuda de 2 pessoas. Acho que é mal de Paulistano, a gente não tá acostumado com as pessoas sendo boas com a gente sem pedir nada em troca.

Enfim, chegamos à minha pousada e eu fiquei feliz que o lugar era lindo como nas fotos do site. Só achei estranho porque estava vazio, eu era a única hóspede. Bom, eu queria sossego né? Então nem encanei com isso. Luzia que é a fofa que trabalha lá me recebu super bem e lá fui eu me preparar pra dar uma volta na cidade.

Essa pousada de Arraial é na verdade um Art Hotel, coisa phynnah rsrsrrs. A dona é uma artista plástica franco-italiana mucho loca que montou uma pousada repleta de obras de arte que ela faz. Cada suíte é de um jeito, e você encontra coisas maravilhosas por todos os cantos da pousada.


Mas meus 3 dias em Arraial foram bem difíceis. Não achei as pessoas muito receptivas, exceto o tiozinho do quiosque de bebida que eu fiz amizade! Ah, e uns garçons e uns hippies bem legais que eu encontrei nas minhas andanças por lá. De resto, não foi legal. Todo mundo sabe que eu falo pelos cotovelos e faço amizade até com uma samambaia, então não sei o que houve que não consegui me enturmar. Aí comecei a ter uma crise de solidão, achei que a viagem tinha sido um erro, comecei a sentir falta de SP, mó babaquice. Então me concentrava mais nas praias de manhã e à tarde:




Fiquei meio puta que você precisa descer um MORRO pra chegar na praia, ou seja, depois você precisa SUBIR o morro, e meio que rola uma insolação, mas ok. Dica: chame o moto-taxi que tá tudo resolvido. Mas eu ia a pé mesmo porque nunca tinha andado de moto até então e olha de novo a Jeca Tatu aííi.

A noite lá era bacana, mas eu queria algo bem local, tipo, forró, e não tinha!!! Então era uma coisa meio que música eletrônica, pop, no máximo samba rock. Ok, legal, mas ainda não era aquilo que eu tava procurando.

Sei lá, foi muito estresse no avião na ida, depois eu só encontrei gente mala, fiquei sozinha quase todo o tempo, vi trocentos casais felizes e apaixonados, os mosquitos me comiam viva à noite, e eu ainda nao tinha conseguido entrar no clima na Bahia. Aí eu ficava entediada depois de voltar das noitadas e fazia uns vídeos bizarros meio bêbada, pode ver que eu esqueço as coisas que eu vou falar e misturo vários assuntos:



Daí que no terceiro dia arrumei minhas malas e dei o fora de Arraial rumo a Trancoso.

E daí que Trancs merece um post só pra ela!

Comentários

  1. Hahaha... Ai, Má! Só você mesmo! Fiquei imaginando o SBP explodindo dentro da sua mala... Aguardo ansiosamente pelo próximo post! Ah! E eu tô com saudades, porraaaa! Vamos tomar aquela cervejinha?(Em um lugar bem longe dos insetos, por favor!) Beijo, Glau

    ResponderExcluir
  2. Olá, Marcela.

    Virei sua fiel seguidora no blog e adoooooooooooro suas postagens.
    Você é muito divertida e já falei para a Kelle vim dar uma espiadinha nele, pois vc é demais.

    Um grande bjo,

    Karina (Fofurices)

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas, obrigada pelos comments, vocês são umas lindas! Grande beijo e até o próximo post!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas